Política

Falta de pulso de Edson Fachin, durante julgamento histórico, deixa Planalto insátisfeito

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Planalto viu comportamento de Fachin como falta de pulso para comandar sessão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Héber Araújo

por Héber Araújo

Publicado em 16/09/2026, às 15h08 - Atualizado às 15h10



A condução do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, sobre o julgamento da possibilidade de investigar Alexandre de Moraes gerou insatisfação no Palácio do Planalto. De acordo com fontes dos bastidores, em declarações à CNN, lideranças do alto escalão do governo federal criticaram a falta de uma postura firme do presidente do Supremo.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

De acordo com os interlocutores, esperava-se uma “pulso mais forte, mais firme” de Fachin, e o sentimento dentro do Planalto foi que a sessão da terça-feira (15) foi um erro. Analistas ouvidos pela CNN ainda apontam que o presidente do STF saiu enfraquecido e o nervosismo foi algo evidente.

Ao longo da sessão, os ministros do Supremo discutiram e trocaram acusações e ofensas ao longo do julgamento. Nos momentos mais tensos da sessão, Fachin não interveio ou não conseguiu conter os ânimos das discussões entre os magistrados, o que deixou claro a falta de pulso para dar andamento ao julgamento.

Nesta quarta-feira (16) os ministros do STF se reunirão pela primeira vez após a sessão, de acordo com a pauta do dia, são esperados outros assuntos para serem tratados, porém, há possibilidade de novos comentários sobre a sessão de terça.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)