Política

Família de tesoureiro do PT assassinado por policial receberá indenização milionária; saiba detalhes

Reprodução/Redes Sociais
Marcelo Arruda foi morto por policial penal apoiador de Jair Bolsonaro (PL) em julho de 2022  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 08/02/2024, às 08h27   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A viúva e os quatro filhos de Marcelo Arruda, tesoureiro do Partido dos Trabalhadores morto por um agente penitenciário federal na própria festa de aniversário, em julho de 2022, receberão uma indenização no valor de R$ 1,7 milhão. O valor será pago após um acordo feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

O acordo, homologado pela Justiça Federal, avaliou que o autor do crime se valeu da condição de agente público para ir local da festa e efetuar o disparo utilizando uma arma de propriedade da União - por isso, o valor será pago por ela.

De acordo com a AGU, o valor contempla o pagamento de indenização por danos morais e de quantia relativa à pensão que seria devida aos filhos, de forma proporcional à idade de cada um. A conciliação ocorre após ação movida pelos familiares.

A Advocacia-Geral da União vai ainda ingressar com uma ação regressiva para cobrar do autor do crime o ressarcimento do valor pago pela União. Marcelo era militante do PT em Foz do Iguaçu, no Paraná, e comemorava os seus 50 anos em uma festa decorada com fotos de Lula e símbolos da legenda.

Durante a comemoração, o policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho invadiu o local aos gritos de "Bolsonaro" e "mito", conforme relataram testemunhas. Na sequência, ameaçou quem estava no local e foi embora. Em seguida, voltou e atirou no aniversariante, que revidou. Ferido, Marcelo arruda não resistiu e morreu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp