Política

Feira de Santana: secretária interina de Saúde é acusada de receber auxílio federal

Arquivo BNews
Câmara Municipal da cidade vai convocar a servidora para prestar esclarecimentos  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 14/11/2022, às 19h31 - Atualizado às 19h36   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A secretária interina de Saúde de Feria de Santana, Fernanda Botto, tem sido acusada de receber benefícios sociais do governo federal de forma indevida. Por conta disso, a Câmara Municipal da cidade vai convocar a servidora a prestar esclarecimentos, na próxima quarta-feira (16).

Em nota, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, afirmou que as acusações são "Fake News". A gestão municipal explica que Fernanda fez o cadastro do Número de Inscrição Social (NIS), em 2018, quando estava desempregada e, por este motivo, foi beneficiada pelos programas sociais.

No entanto, em 2019, quando entrou para o quadro da prefeitura de Feira, como analista administrativo, deixou de receber o benefício. Ao portal Acorda Cidade, a secretária comunicou que devolveu todos os valores recebidos, equivalente a R$ 8.063,40.

A gestão municipal diz ainda que a Procuradoria do Município vai entrar com uma ação para identificar quem é o responsável pela página nas redes sociais que faz as acusações para que responda por calúnia e difamação contra a servidora.

Confira comprovante de devolução apresentado pela secretária:

Nota de esclarecimento

Eu, Fernanda Botto, secretária interina de Saúde, declaro que no dia 30 de maio de 2022 devolvi todos os valores recebidos indevidamente pelo programa auxílio emergencial, conforme os documentos em anexo. Estou à disposição para qualquer esclarecimento.

Atenciosamente, Fernanda Botto.

Nota da Prefeitura

É FAKE NEWS que a Secretária interina de Saúde está sendo beneficiada indevidamente pelo Auxílio Emergencial e Bolsa Família

É FAKE NEWS uma nota publicada numa rede social, nesse final de semana, sobre a secretária interina de Saúde de Feira de Santana, Fernanda Botto. A secretária não se beneficia de forma indevida de benefícios sociais.

Fernanda Botto fez o cadastro do Número de Inscrição Social (NIS), em 2018, quando estava desempregada e por este motivo foi beneficiada pelos programas sociais. Em 2019, quando entrou para o quadro da prefeitura de Feira de Santana, como analista administrativo, deixou de receber o benefício.

Durante a pandemia, sem que ela solicitasse o auxílio emergencial foi depositado. “Em janeiro de 2022, descobri o fato quando precisei abrir uma conta bancária, que havia uma pendência no imposto de renda, por não ter declarado os valores recebidos pelos programas sociais. Providenciei a devolução imediatamente”, conta Fernanda. Atualmente, Fernanda Botto não recebe nenhum benefício social.

A página na rede social vem publicando constantemente notícias falsas sobre os secretários do Governo Municipal e sobre a gestão. A Procuradoria vai entrar com uma ação para identificar quem é o responsável por essa página, para que ele responda por calúnia e difamação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp