Política

Filho de ex-vice de Lula pode assumir ministério petista; confira nome

Ricardo Stuckert/PT
Presidente da Fiesp, filho de ex-vice de Lula (PT) está esperando convite do petista  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 01/12/2022, às 18h38   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Entre os diversos nomes cotados para compor os ministérios do futuro governo de Lula (PT), um deles tem uma certa ligação com o passado recente do ex-presidente entre 2003 e 2010.

O filho do ex-vice-presidente José Alencar, Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), está disposto a comandar algum ministério no próximo governo, caso seja convidado pelo petista.

José Alencar Gomes da Silva, pai de Josué, foi vice-presidente nos 2 mandatos de Lula, de 2003 a 2010. Morreu em 2011, após uma longa batalha contra um câncer.

A expectativa é a de que Josué comande, de acordo com o portal Poder 360, os ministérios da Fazenda ou Indústria e Comércio. Josué tem uma imagem positiva no mercado em São Paulo, no entanto, enfrenta problemas com dirigentes da indústria no comando da Fiesp.

O atual presidente da Fiesp é dono da Coteminas desde o fim da década de 1990. Foi eleito em chapa única em julho de 2021 e tomou posse em janeiro de 2022. Além dele, outro nome levantado para a pasta da Indústria foi o do CEO da Embraer, Jackson Schneider, que negou intenção de integrar o governo.

Na política, Josué Gomes candidatou-se ao Senado pelo MDB de Minas Gerais em 2014, mas acabou não sendo eleito. Nascido em Minas Gerais, Josué vive em São Paulo há 35 anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp