Política

Flávio Bolsonaro reage após EUA classificarem PCC e CV como organizações terroristas

Pedro França/Agência Senado
Os EUA já vinham ameaçando classificar o PCC e o CV como grupos terroristas, decisão que foi confirmada nesta data  |   Bnews - Divulgação Pedro França/Agência Senado
Héber Araújo

por Héber Araújo

Publicado em 28/05/2026, às 19h27 - Atualizado às 19h41



O senador e pré-candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) reagiu à decisão do governo dos EUA de classificar as facções PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Marco Rubio, em publicação nas redes sociais.

“Grande dia”, escreveu Flávio em postagem no X (antigo Twitter). O senador está nos EUA, onde se encontrou com o presidente Donald Trump e, nesta quinta-feira (28), esteve em agenda com o vice-presidente, JD Vance.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Segundo o comunicado publicado por Rubio, as facções foram classificadas como “Organizações Terroristas Estrangeiras” e “Terroristas Globais”. Ainda conforme o secretário de Estado americano, o governo Trump vai utilizar os recursos disponíveis para proteger os interesses dos EUA, a segurança nacional e negar recursos financeiros para os membros dos grupos, chamados de “narcoterroristas”.

Antes de oficializar o anúncio, Flávio já tinha usado as redes sociais para afirmar que foi aos EUA buscando apoio contra as facções. O senador ainda fez criticas ao presidente Lula (PT), afirmando que o petista fez lobby para os faccionados.

“Fui aos EUA trabalhar contra as facções criminosas que aterrorizam o povo brasileiro. Lula foi fazer lobby a favor de CV e PCC”.

Veja a nota completa dos EUA 

"Hoje, o Departamento de Estado dos EUA designa o CV (Comando Vermelho) e o PCC (Primeiro Comando da Capital) como Organizações Terroristas Globais Especialmente Designadas (SDGTs) e pretende designá-los como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs), com vigência a partir de 5 de junho de 2026.

O CV e o PCC são duas das organizações criminosas mais violentas do Brasil. Juntos, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, autoridades públicas e civis brasileiros. Sua influência e redes ilícitas se estendem muito além das fronteiras do Brasil, por toda a nossa região e para dentro do nosso país.

O governo Trump continuará a usar todas as ferramentas disponíveis para proteger nossa nação e nossos interesses de segurança nacional, mantendo as drogas ilícitas longe de nossas ruas e interrompendo o fluxo de recursos que financiam narcoterroristas violentos. A ação tomada hoje pelo Departamento de Estado demonstra ainda mais o compromisso inabalável do governo Trump em desmantelar cartéis e organizações criminosas em nossa região e garantir a segurança do povo americano.

As medidas tomadas hoje estão em conformidade com a seção 219 da Lei de Imigração e Nacionalidade e com a Ordem Executiva 13224. As designações de Organizações de Transporte Estrangeiro (FTO, na sigla em inglês) entram em vigor após a publicação no Diário Oficial Federal (Federal Register)."

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)
{# Os assets da galeria (unitegallery) sao injetados em bones/objects.py, somente quando o artigo tem galeria. #}