Política

Flávio Dino manda recado a radicais bolsonaristas após ato terrorista em Brasília; confira

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministro da Justiça de Lula (PT), Flávio Dino fez balanço de ações da pasta para coibir os terroristas, nesta segunda-feira (9)  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 09/01/2023, às 17h53 - Atualizado às 17h58   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Justiça de Lula (PT), Flávio Dino, mandou um recado aos radicais bolsonaristas que cometeram atos terroristas em Brasília, no domingo (8), com ações contra prédios dos Três Poderes.

A mensagem de Flávio Dino foi dada durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (9), ao fazer um balanço das ações da pasta para coibir os terroristas na capital federal e em outras cidades pelo país.

O titular da Justiça informou, na oportunidade, que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai cobrar prejuízos de quem praticou os danos nos atos golpistas em Brasília. Ele confirmou que, até agora, 1,5 mil pessoas foram detidas.

“Faço questão de mencionar que foram realizadas as perícias pela Polícia Federal nos edifícios sede do Poder Executivo, Congresso Nacional e do Supremo. Perícias essas visando as instruções dos inquéritos, que estão sendo instaurados no âmbito da PF e também para promoção da responsabilidade civil, ou seja, esses laudos periciais dimensionando os danos e prejuízos, vão ser remetidos à Advocacia Geral da União para que cobre a indenização de quem perpétuo danos materiais, alguns irreparáveis em relação aos edifícios e ao patrimônio histórico ali alojado”, disse Dino.

Ontem, cerca de 209 pessoas foram presas em flagrante, informou o ministro. No momento, aproximadamente 1,2 mil pessoas estão sendo ouvidas, totalizando 1,5 detenções ou prisões. “A imensa maioria se encontrava no acampamento situado no setor militar urbano, em Brasília”.

“O que nós vivenciamos ontem (8) um conjunto de crimes. Temos o crime de golpe de Estado, é esse o nome no código penal; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; crime de dano, inclusive qualificado; associação criminosa; lesão corporal, inclusive em relação aos profissionais de imprensa e queremos nos solidarizar. Portanto, múltiplas possibilidades de responsabilidades”, relatou Flávio Dino.

Ainda na coletiva, o ministro da Justiça foi questionado sobre um possível pedido de extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro dos Estados Unidos, como foi levantado por deputados do partido Democratas.

“Sobre extradição, é importante lembrar que é um procedimento jurídico, inclusive regrado por acordos internacionais e só é possível pedir a extradição de alguém que responde a algum processo criminal e o ex-presidente da República não está nessa situação”, conta. “Então, tecnicamente possível, neste momento, nós não temos nenhum elemento para solicitar a extradição do presidente Bolsonaro”, complementou Dino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp