Política

FPA vê com 'muita preocupação' adiamento do anúncio do Plano Safra, diz vice-presidente

BNews / Divulgação
Programa deveria ser lançado nesta quarta (26), mas ficará para o dia 03 de julho  |   Bnews - Divulgação BNews / Divulgação
Lara Curcino

por Lara Curcino

[email protected]

Publicado em 25/06/2024, às 18h01



O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na Câmara, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), afirmou ao BNews que a entidade viu com "muita preocupação" a decisão do governo Lula de adiar o anúncio do Plano Safra 2024/2025.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O programa estava previsto para ser lançado nesta quarta-feira (26), mas foi adiada para 03 de julho, segundo anunciou nesta terça (25) o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Vimos com muita proecupação [o adiamento do anúncio]. O Plano Safra não é só o momento do anúncio. É um conjunto de resoluções de normas que tem que ser votado por diferentes organismos e há a necessidade de um diálogo das autoridades econômicas do governo com o setor privado de finaciamento, há necessidade de consultar o Banco Central. O Plano Safra que está hoje em vigor se encerra no dia 30 de junho, então, após o anúncio, que ficou agora para o dia 03 de julho, nós do setor vamos ter que fazer uma série de resoluções, que não levam menos de 10 dias úteis, se tudo for muito bem encaminhado. Então isso significa que os recursos só estarão disponíveis na segunda quinzena de julho, na melhor das hipóteses. Nos preocupa", detalhou o parlamentar.

Em nota enviada ao BNews, a FPA afirmou que "lamenta profundamente" o adiamento e que a decisão demonstra "desorganização e ineficiência do governo federal".

Em coletiva, Paulo Teixeira justificou que o adiamento do anúncio aconteceu porque o Plano acaba de ficar pronto e eles precisam de mais um tempo para preparar o evento.

"Precisava preparar a entrega. Como a gente vai fazer uma entrega bonita, para vocês tirarem foto, não dava para fazer de hoje para amanhã. Então, ganhamos uma semana para preparar o evento. [...] Tudo vai ser resolvido", disse ele.

O Plano Safra 2024/2025 da agricultura familiar e da agricultura empresarial será o maior da história, segundo prometeu o governo Lula. O programa funciona como um grande apoio ao setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp