Política

Futebol & Política: jogadores do Marrocos exibem bandeira da Palestina ao comemorar classificação sobre a Espanha; entenda

Reprodução/Fifa TV
Marroquinos levantam a bandeira da "Free Palestine" ou "Palestina livre" em apoio ao país árabe  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Fifa TV

Publicado em 06/12/2022, às 16h57   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um feito histórico no futebol foi feito pela seleção do Marrocos nesta terça-feira (6) ao vencer os pênaltis e eliminar a Espanha da Copa do Mundo do Catar. A seleção africana se classificou para as quartas de finais e se igualou com Gana como a seleção africana que chegou mais longe numa edição de mundial.

Além do histórico de conflitos e tensão com a Espanha, os marroquinos também levantam uma bandeira importante que é a "Free Palestine", ou "Palestina livre", que nada mais é que a luta pela libertação do Estado da Palestina, que reivindica sua autonomia de Israel e a soberania sobre os territórios da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. 

Ao comemorar a vitória na Copa, os jogadores do Marrocos exibiram uma bandeira palestina como forma de validar a luta do país árabe. Nas arquibancadas, torcedores marroquinos também fizeram questão de reforçar a luta palestina. Vale lembrar que a Palestina nunca se classificou para uma Copa do Mundo, mas sua bandeira é uma das mais presentes no mundial de 2022.

No futebol local do Marrocos, por exemplo, o Raja Club Athletic, ou simplesmente Raja Casablanca, o maior e mais popular clube de futeboldo país, também demonstra solidadriedade e faz questão de dar apoio aos palestinos em seus cânticos nas partidas. 

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp