Política
A Cúpula de Líderes do G20 de 2024, no Rio de Janeiro, ocorre entre segunda-feira (18) e terça (19) reunindo chefes de Estado e líderes das vinte maiores economias do mundo, considerado fundamental para o futuro da governança global.
O BNews marcará presença no evento internacional para fazer uma cobertura especial, trazendo entrevistas exclusivas e mostrando tudo o que acontece nas mesas de discussão e nas reuniões bilaterais.
O repórter Lucas Pacheco vai acompanhar, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, no bairro do Flamengo, onde acontece a reunião, todos os detalhes, desdobramentos e o resultado dos debates.
O G20, atualmente presidido pelo Brasil, é o fórum de cooperação econômica das 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e, desde 2023, a União Africana.
Com presidência anual rotativa, o G20 é realizado em ciclos de um ano, com diversos encontros ministeriais e técnicos que culminam na cúpula de chefes de Estado e de governo.
Integram o grupo, além das já citadas União Africana e a União Europeia, também África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
A cúpula — dia 18
Na cerimônia de abertura, na manhã de segunda-feira, vai ocorrer o lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030 e canalizar recursos para os projetos relacionados.
Já à tarde, a discussão central, restrita aos chefes de Estado, será a reforma da governança global, que é o tema central da presidência brasileira do G20, com o intuito de debater a modernização das principais instituições internacionais.
Estará em pauta a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio, com foco na necessidade de elas refletirem as realidades contemporâneas e promoverem uma governança mais justa e eficiente.
A cúpula — dia 19
Na manhã do segundo dia, terça-feira, acontecerão discussões sobre as transições energéticas, sobretudo porque o mundo enfrenta uma crise climática nunca vista antes, e os países do G20, que representam a maior parte das emissões de carbono, debaterão quais são as estratégias para a promoção de uma economia global mais verde e sustentável.
À tarde acontece a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul, ato que marca continuidade das discussões e a liderança rotativa do G20, além de encontros bilaterais fechados entre os chefes de estado.
Classificação Indicativa: Livre
Cinema em casa
Bom e Barato
melhor câmera
Super descontos
linda caixa de som