Política
Os chefes dos parlamentos do G20 reafirmaram o compromisso dos seus respectivos países com o desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero e a reforma de organismos multilaterais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial do Comércio (OMC), durante a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), que terminou nesta nesta sexta-feira (8), em Brasília.
No encontro, que aconteceu no Congresso Nacional, membros da Câmara dos Deputados e do Senado do Brasil, liderados pelo Dep. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e pelo Sen. Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, ressaltaram a importância do evento para o reforço da diplomacia parlamentar e a promoção de acordos sobre temas urgentes.
No ato de encerramento dos trabalhos, Arthur Lira discussou e destacou a cooperação estabelecida entre os representantes dos legislativos de diversos países mesmo diante de divergências geopolíticas.
“Salta aos olhos a importância crescente do diálogo num mundo marcado pela volatilidade do equilíbrio geopolítico. Nós, aqui reunidos, não podemos, como representantes dos nossos povos, nos furtar a participar da busca por um entendimento que construa as bases mais sólidas para a paz e a prosperidade”, afirmou.
No evento, os parlamentares declararam apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da presidência brasileira do G20 para o encontro deste ano, visando direcionar recursos a projetos de enfrentamento a esses dois problemas.
Já a declaração final da cúpula, aprovada e assinada pelos presentes, destaca a necessidade de reforma na governança global, padronização da inteligência artificial e erradicação da pobreza, como fundamento do desenvolvimento sustentável. O documento pontua ainda que os objetivos fixados serão alcançados por meio do cumprimento do Pacto para o Futuro, ferramenta para adaptação da governança global adotada pela ONU em setembro deste ano.
No que diz respeito à IA, a declaração aponta desafios que ela representa na relação entre os países, mas destaca a sua importância para o enfrentamento de injustiças e para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Junto ao texto da declaração, foi anexada a “Carta de Alagoas”, documento final da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que aconteceu em julho, em Maceió (AL), na qual foi discutida a igualdade entre homens e mulheres nos Parlamentos.
Os documentos serão entregues à cúpula do G20 no Rio de Janeiro, cuja reunião acontece nos dias 18 e 19 deste mês. Ao final do encontro, o Brasil entregou a presidência do P20 à África do Sul, que sediará a cúpula em 2025.
Classificação Indicativa: Livre
iPhone barato
Baita desconto
iPad barato
famoso copo
Lançamento com desconto