Política

Gilberto Gil tem vitória na Justiça por causa da Lei Rouanet; entenda

Reprodução/YouTube/ABL
Decisão favorável a Gilberto Gil foi tomada pela 7ª Turma do TRF-2, com sede no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/ABL

Publicado em 23/04/2023, às 14h17   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor e compositor baiano Gilberto Gil obteve uma importante vitória na Justiça por causa da Lei Rouanet. A União foi condenada a aceitar a prestação de contas da produtora de Gil e Flora, a Gege Produções Artísticas, após decisão unânime da 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), com sede no Rio de Janeiro.

A confusão teria ocorrido durante o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB). Na oportunidade, o então ministro da Cultura, Sergio Sá Leitão, havia se negado a analisar as contas de um show feito por Gil em 2017 que se tonou inclusive um DVD.

Diante da negativa, a produtora entrou com uma ação e, na Justiça, não apenas provou que tinha feito o show - considerado “inexistente” pelo ministério, mesmo tendo sido gravado e lançado em DVD na época - como também que havia devolvido 10% dos recursos captados que não foram utilizados.

Desta forma, segundo o colunista Ancelmo Gois, d'O Globo, a União acabou sendo condenada a aceitar a prestação de contas de Gil para análise e também terá que pagar as custas do processo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp