Política

Gilmar Mendes afirma que eleição de Lula aconteceu por causa do STF; entenda

Carlos Moura / SCO / STF
As declarações do ministro do STF aconteceu em um fórum realizado em Paris, na França  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura / SCO / STF
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 15/10/2023, às 13h21 - Atualizado às 13h26


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que as últimas eleições que colocaram Lula (PT) novamente no poder se deve ao Tribunal. De acordo com Mendes, a política 'retomou a sua autonomia' graças às decisões da Corte. A fala do jurista aconteceu no Fórum Internacional do Grupo Espera, em Paris, na França. O evento foi realizado neste sábado (14).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Se a política voltou a ter autonomia, isso se deve ao Supremo Tribunal Federal. Se hoje temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro Gilmar Mendes.

O jurista estava participando de um painel do Fórum junto com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD). Quem também estava no evento foi o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. O evento reuniu empresários, advogados e outros parlamentares.

Vale lembrar que, em abril de 2021, o plenário do STF tomou uma decisão polêmica, mas que ajudo diretamente a Lula. Isso porque a Corte anulou as condenações contra o Presidente da República pela Justiça Federal do Paraná. Dessa forma, o petista conseguiu recuperar todos os seus direitos eletivos para poder voltar a se candidatar.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (11):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp