Política

Governador apoia fala de Zema sobre frente contra o Nordeste; veja o que ele disse

Domingos Júnior / BNews
Chefe do executivo de estadual do Rio Grande do Sul se pronunciou após a repercussão negativa com a fala de Zema a um jornal paulista  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews

Publicado em 07/08/2023, às 10h27 - Atualizado às 10h28   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), utilizou suas redes sociais para apoiar a fala do gestor de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). “Não tem nada a ver com frente de estados contra estados, ou região contra região”, declarou Leite.

A declaração do governador gaúcho aconteceu em um vídeo gravado por ele em uma rede social. Leite afirmou que o Consórcio Sul-Sudeste (Cosud), presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), pretende agir por mais equilíbrio na discussão sobre a reforma tributária.

“A gente nunca achou que até hoje os Estados do Norte e do Nordeste haviam se unido contra os demais Estados do país. Pelo contrário, a união desses Estados em torno da pauta que é de interesse comum deles serviu de inspiração para que a gente possa finalmente fazer o mesmo”, declarou o chefe do executivo estadual do Rio Grande do Sul.

Apesar do apoio, na descrição da publicação o governador gaúcho salientou que, caso o intuito da declaração de Zema tenha sido diferente da sua interpretação, a fala não o representaria.

Imagem: Print da descrição da publicação de Eduardo Leite no Instagram
Foto: Reprodução / Instagram

Vale lembrar que, neste final de semana, Zema deu declarações polêmicas ao defender a união do consórcio formado pelos estados do Sul e Sudeste do Brasil. As falas aconteceram durante uma entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, onde afirmou que é necessária uma resposta aos projetos enviados pelos governos das regiões Norte e Nordeste.

Após as declarações, o governador mineiro ficou isolado e acabou sendo criticado por diversas frentes da política nacional. Ele também foi criticado pela ala de apoio do governo Lula (PT), com dois ministros, governadores, parlamentares e até pelo ex-ministro do Turismo de Bolsonaro (PL), Gilson Machado (PL).

Com a repercussão negativa, Zema também utilizou das suas redes sociais para minimizar as falas polêmicas. No Twitter ele afirmou que o Cosud não 'será para diminuir outras regiões', confira.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (4):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp