Política

Governo adota decisão radical após atos golpistas no Planalto; saiba qual é

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Material blindado será instalado nos vidros do Palácio do Planalto  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 21/09/2023, às 08h25   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

O Palácio do Planalto, localizado em Brasília, passará por reforma. Após os atos golpistas, ocorridos no dia 8 de janeiro, o governo Lula (PT) decidiu trocar os vidros da localidade por material blindado. Nesse sentido, a estratégia é abrir o processo de licitação no início do ano que vem.

A medida compreende uma das sugestões feitas pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional). No dia do ataque, grande parte dos vidros do térreo, responsável por formar os limites do palácio, e parte dos vidros do salão nobre, no segundo andar, acabaram destruídos.

No atual cenário, a iniciativa ainda está em fase de avaliação, porém o GSI possui o aval para prosseguir. A obra, no entanto, deve ser realizada no ano que vem. As informações foram publicadas pelo portal Uol.

Anteriormente, o general Marcos Amaro, ministro do GSI, enfatizou que "cada vidro foi uma porta", tática que facilitou a ação dos golpistas no 8 de janeiro. Segundo ele, só ter fechado a entrada não adiantaria, já que outros trechos têm fácil acesso.

“Da mesma forma que um ônibus ingressou com facilidade no Palácio do Planalto, em 30 de maio de 1989, por falta de uma barreira física para veículos (deficiência posteriormente sanada por meio do espelho d'água), também os vândalos de 8 de janeiro se aproveitaram da fragilidade dos vidros do piso térreo para invadirem o palácio. A instalação dos vidros reforçados com blindagem busca sanar essa fragilidade”, relatou, em entrevista ao portal Uol. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp