Política

Governo brasileiro busca estratégia para evitar conflito comercial com EUA

Ricardo Stuckert/Redes Sociais/reprodução
Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Redes Sociais/reprodução

Publicado em 13/03/2025, às 10h01 - Atualizado às 10h01   Cadastrado por Daniel Serrano



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu entorno vêm demonstrando preocupação com as movimentações do chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump. O entendimento é que o americano cause danos ao brasileiro nas eleições de 2026. A informação é da coluna de Malu Gaspar, no Globo.

De acordo com a publicação, integrante da equipe econômica disse que ainda é cedo para prever com exatidão como as decisões de Trump vão interferir na economia do Brasil.

Um dos pontos que vem causando preocupação é a decisão do governo dos EUA em aumentar as taxas sobre aço e alumínio brasileiros. Há uma busca por uma estratégia para tentar derrubar a taxação sem partir para o conflito direto entre os dois países. A principal preocupação é evitar os efeitos negativos das taxas sobre um setor em que Lula apostava para retomar a industrialização do Brasil em seu terceiro mandato.

O governo brasileiro vem tentando evitar que o ambiente piore. Para isso, o Planalto já orientou seus representantes nos Brics a suspender qualquer medida que possa criar um novo conflito com Trump.

Outra crise apontada pelo governo brasileiro é a regulação das big techs, defendida por Lula e que vai de encontro com a agenda de Trump. O bilionário Elon Musk já colocou a gestão dos EUA para constranger o ministro Alexandre de Moraes nos Estados Unidos em razão de suas decisões contra o X e outras plataformas.

Em sua festa de aniversário, o ex-ministro José Dirceu demonstrou temores sobre o futuro do governo Lula. “Nossa democracia está ameaçada por brasileiros que, na aliança com o bolsonarismo, vão aos Estados Unidos pregar a traição nacional e a intervenção dos Estados Unidos e das big techs na nossa soberania”, disse o petista.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp