Política

Governo da Bahia assina contrato com empresa canadense para dobrar produção de energia solar no estado

Joilson César/BNews
Contrato foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues nesta segunda-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 11/12/2023, às 21h53   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta segunda-feira (11), acordo com a Homerun Brasil Mineração LTDA, subsidiária da empresa canadense Homerun Resources Inc, que irá instalar plantas industriais em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) com investimentos que podem ultrapassar o valor de R$ 1,5 bilhão.

Com o acordo, a Bahia poderá duplicar a capacidade de geração de energia limpa no estado, colocando a mineração em posição de destaque nacional e internacional. A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e também contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, e do presidente da CBPM, Henrique Carballal.

No ato de assinatura, Jerônimo Rodrigues destacou o papel do Governo na atração de investimentos e de empresas que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. "Esse é mais um exemplo do que estamos fazendo constantemente, prospectando empresas para investir na Bahia, buscando novas frentes. Essa é uma empresa de pesquisa mineral, com bastante informação. Vamos dar todo o suporte no acompanhamento da legislação, do respeito ao meio ambiente, do cuidado com os trabalhadores".

A expectativa é que sejam investidos R$ 300 milhões. Entre os projetos, está a instalação de unidades para a exploração de areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, situadas em Santa Maria Eterna, no município de Belmonte, no território de identidade Costa do Descobrimento.

Já em Ilhéus será estabelecida uma planta de beneficiamento que transformará a sílica in natura em sílica de alta pureza, e no Porto de Aratu, em Candeias, em que a Homerun vai concentrar esforços na fabricação de células solares, um produto que tem o potencial de duplicar a capacidade de energia das placas fotovoltaicas. A implantação de unidades fabris deve resultar na geração de 1.681 empregos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp