Política

Governo da Bahia faz entrega de equipamentos para cooperativas de material reciclável

Dinaldo Silva/BNews
Ato simbólico aconteceu no estacionamento da Setre, no Centro Administrativo  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 07/02/2024, às 10h39 - Atualizado às 10h59   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia realizou, na manhã desta quinta-feira (7), uma entrega de equipamentos para cooperativas de material reciclável. A ação aconteceu no estacionamento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo. Jerônimo Rodrigues participou do ato, que marca o lançamento oficial da ação EcoFolia Solidária – o Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente, que acontece pelo 16º ano no Carnaval de Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


Com investimento de aproximadamente 3,2 milhões de reais, a ação vai contemplar 2.500 catadores de materiais recicláveis de 16 cooperativas parceiras, durante o Carnaval, mas este ano, a ação inclui a distribuição de equipamentos permanentes para as cooperativas com o objetivo de melhor estruturar a cadeia produtiva. Serão entregues, simbolicamente, 15 prensas elétricas, 20 balanças eletrônicas, 15 carrinhos elétricos e 06 triciclos.

O governador, Jerônimo Rodrigues (PT), ressaltou que a agenda tratou de temas importantes e que o governo do Estado vai aproveitar o carnaval para "mandar mensagens à sociedade brasileira e baiana". Ainda segundo o gestor estadual, é preciso tratar do respeito às mulheres, ao povo preto, aos ambulantes. "Todo material que eles recolhem como latas e outros acabam virando renda, então é importante valorizar a classe", ressaltou. "É uma agenda muito importante para nós que governamos com o coração", acrescentou. 


No Carnaval, o projeto oferece aos catadores fardamento adequado (calça, camisa, boné), produzido pela Cooprede de Feira de Santana, EPI’s (botas e luvas) , mochila produzida por empreendimento solidário e equipe técnica para execução da ação durante a folia. Os catadores vão contar com 10 centrais de coleta (três exclusivas do Governo da Bahia), localizadas em pontos estratégicos próximos aos principais circuitos da folia, para recebimento e comercialização de alumínio, pet e plástico, eliminando a ação de atravessadores.


O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, comentou sobre a importância do projeto que visa atender aqueles em situação de vulnerabilidade através de emprego e renda. "Nós temos a secretaria de Ação Social, temos a Secretaria de Meio Ambiente, essas três secretarias estão juntas. Portanto, não é ação de uma única secretaria, é ação de governo, do nosso governador Jerônimo, do nosso governo e do nosso coordenador no carnaval, nosso vice-governador Geraldo Jr. Nós pensamos na atividade não só de quem brinca o carnaval, mas de quem vive do carnaval, de quem sobrevive do carnaval em situação vulnerável. Por isso nasceu a ecofolia, e está cada vez mais se aperfeiçoando . Esse ano, governador, além do trabalho que nós vamos ter, que já foi feito o investimento de mais de 2 milhões de reais nas cooperativas para realizar o trabalho dos catadores e catadoras, pagar melhor e vencer exatamente essa indústria do atravessador", pontuou.

Quem também esteve presene no evento foi a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, que em seu discurso pontuou a importância da ação como forma de proteção de cuidado. "Nós temos aqui três grandes focos, que são de valorização para um trabalho decente. Portanto, a geração de renda é fundamental. A pauta de proteção do meio ambiente, que são todas as cooperativas, todos os catadores e catadoras que operam aqui, mas que também nós precisamos incluir a proteção e o cuidado. Então, nesse ano, além de todo esse suporte que foi feito aqui na entrega dos equipamentos, para incrementar, para potencializar esse trabalho extraordinário é também uma ação conjunta com as mulheres, para que a gente possa cuidar das nossas mulheres catadoras que as cooperativas estão discutindo e levando essa pauta conosco", afirmou.


A EcoFolia Solidária é uma ação coordenada pela Setre em parceira com as Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Políticas para as Mulheres (SPM).


Serão beneficiadas entre 50 a 100 catadoras diariamente, no período de 5h às 11h. O acesso aos serviços será por meio de fichas distribuídas entre as cooperativas parceiras e prioriza as mulheres que trabalham durante a madrugada. "Eu acho muito importante na rotina do Carnaval a gente ter um tempo para cuidar da gente. São oito horas de trabalho muito cansativas", disse Jaqueline Sena Souza, 52 anos, presidente da Cooperlix,, que criou cinco filhas catando material até chegar à presidência da cooperativa.


A EcoFolia Solidária contempla 16 cooperativas de catadores de recicláveis, sendo um coletivo representado pela Coopeguary, reunindo 12 cooperativas, além da Cata Bahia, Recicla Bahia, Recicla Conquista e CRG.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp