Política

Governo Lula: Aliado de Ciro Gomes vence resistência do partido e deve aceitar Ministério; saiba detalhes

Foto: Ricardo Stuckert
PDT não queria aceitar Ministério oferecido por Lula ao partido, mas aliado de Ciro contornou situação  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 29/12/2022, às 07h02   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Lula ofereceu o Ministério da Previdência para o PDT, partido que o apoiou no segundo turno após a queda de Ciro Gomes, que ficou em 4° lugar no pleito presidencial deste ano. A ideia não foi muito bem vista pela legenda, que queria uma pasta com maior visibilidade.

No entanto, o nome com quem o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou para assumir o Ministério conseguiu contornar a insatisfação de seus correligionários e deve ser mais um anunciado por Lula.

Ele vai conversar com Lula nesta quinta-feira (29), quando o presidente eleito vai formalizar o convite e o pedestista baterá o martelo sobre aceitar ou declinar. O nome em questão? O presidente do partido, Carlos Lupi, que não negou que quer abertura para tentar negociar uma pasta que pudesse fortalecer o partido para as eleições de 2024 e 2026.

Ciro terminou a corrida com 3,04% dos votos, atrás de Simone Tebet (MDB), que teve 4,16%. Lula recebeu 48,43% dos votos válidos e o atual chefe do Executivo, 43,20%.

Lula já anunciou os chefes de 21 das 37 pastas que vão compor a Esplanada. A expectativa é que ele finalize os anúncios até a próxima sexta-feira (30).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp