Política

Pressão para que Elmar Nascimento não assuma Ministério pode inviabilizar acordo com União Brasil

Divulgação/Câmara dos Deputados
O impasse gerado a partir de críticas de petistas nordestinos estaria inviabilizando a resolução da cota de ministérios para o União Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara dos Deputados

Publicado em 29/12/2022, às 00h19   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Desde que o nome do deputado Elmar Nascimento (UB) foi alvo de críticas por membros do Partido do Trabalhadores da região Nordeste, contrários a sua nomeação como ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, no Governo Lula, gerou-se uma verdadeira crise para a equipe de transição e, naturalmente, para o presidente eleito.

Isso porque, segundo o blog de Gerson Camarotti, no G1, esse impasse estaria inviabilizando a resolução da cota de ministérios para o União Brasil, de modo que alguns dos indicados para ministérios já cogitam declinar dos convites. 

Ainda segundo o blog, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teria demonstrado uma cerca contrariedade com o "veto" dos petistas nordestinos. Dentro da cúpula do União, a condução paralela do tema feita pelo senador Davi Alcolumbre (AP) intensificou a crise. 

O nome de Elmar tem sido rechaçado pois veio a tona críticas feitas pelo parlamentar ao então candidato à Presidência, durante um comício em Campo Formoso, cidade natal de Elmar. Na ocaisão, o líder do União na Câmara afirmou que, do lado do então candidato petista “só tem condenado ou ex-presidiário”. Vale lembrar que o presidente Lula deve anunciar os ministros que ainda faltam na manhã desta quinta (29).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp