Política

Governo Lula cria novo órgão, mas não explica função; veja detalhes

Ricardo Stuckert/ Divulgação
O órgão poderá receber as manifestações das áreas técnicas da Saúde  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/ Divulgação

Publicado em 08/04/2024, às 08h01   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Saúde estabeleceu um "comitê de risco" com a finalidade de avaliar os pedidos baseados na Lei de Acesso à Informação (LAI). O comitê foi formado na tentativa do governo Lula proteger a ministra Nísia Trindade que será responsável por revisar as manifestações das áreas técnicas da Saúde e analisar o conteúdo para decidir se modifica ou não as respostas finais, conforme fontes da gestão.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

No entanto, o Ministério da Saúde não confirmou as funções oficiais do comitê nem se existe uma portaria de instalação e nomeação dos membros. Desde o início de abril, os técnicos do ministério têm sido notificados sobre o novo processo para as respostas.

O comitê é composto por membros do gabinete de Nísia Trindade e do secretário-executivo, Swedenberger Barbosa e a ouvidoria do ministério. Não foram encontrados registros no Diário Oficial e nos sites de outros ministérios sobre a existência de outro comitê de risco.

Nísia Trindade vem sendo criticada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e pelo centrão, que pressiona o governo por mais recursos da Saúde.

Em uma reunião ministerial realizada no final de março, Lula cobrou Nísia sobre as crises enfrentadas na Saúde, como a epidemia de dengue e a situação dos hospitais federais no Rio de Janeiro.

Agora, Lula e Nísia devem se pronunciar conjuntamente à imprensa na próxima segunda-feira (8), em um gesto de apoio à chefe da Saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp