Política

Governo Lula deve anunciar novo plano nacional de investimentos em infraestrutura; saiba quando

Ricardo Stuckert / PR
Iniciativa leva em conta prioridades de estados e municípios e terá aportes diretos da União, concessões e parcerias público-privadas  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 12/03/2023, às 16h16   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo Federal vai anunciar até o fim do mês de abril um novo plano nacional de investimentos em infraestrutura. Após articulações com representantes de estados e municípios para apurar as obras prioritárias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministros tracem um plano de entregas, retomadas de obras e de investimentos para os primeiros 100 dias de governo, para o ano de 2023 e para os próximos anos.

Uma reunião ministerial na sexta-feira, (10), no Palácio do Planalto, serviu para apresentar os avanços. Na saída do evento, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, explicou que o novo plano vai reunir investimentos federais diretos, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP).

"Esse conjunto de ações quer deixar claro que a governança voltou, a gestão voltou e o Brasil voltou a ter governo, porque nada disso existiu nos últimos quatro anos. Queremos contribuir de forma decisiva para a volta do emprego", disse Rui. 

“Apesar de estar regulamentado, o Governo Federal nunca materializou essa ferramenta da PPP. E nós vamos utilizar as PPP para alavancar investimentos em infraestrutura no país”, completou o ministro, citando como possíveis exemplos projetos de estradadas federais, portos e aeroportos e na área de energia. 

“Já fizemos reuniões bilaterais com todos os estados e entramos na reta final de organizar as demandas. O presidente recebeu a Frente Nacional de Prefeitos, associações nacionais e regionais de municípios. E com isso, iniciamos a temporada de recepcionar os projetos dos municípios em projetos estruturantes”, pontuou Rui Costa. 

O novo programa de investimento do Governo Federal terá conceitos similares aos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), adotado na gestão anterior do presidente Lula. O novo nome ainda será definido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp