Política

Governo Lula exige cumprimento de acordo de paz entre Venezuela e Guiana; saiba mais

Ricardo Stuckert / PR
Governo Lula pede que Venezuela e Guiana respeitem a declaração de Argyle  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 29/12/2023, às 16h40


FacebookTwitterWhatsApp

O governo Lula (PT) enviou uma nota direcionada à Venezuela e à Guiana, nesta sexta-feira (29), que exige o cumprimento de acordo de paz entre os dois países. Segundo informações de Matheus Teixeira, da Folha de S. Paulo, no texto, o petista "conclama à contenção, ao retorno do diálogo e ao respeito".

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A nota foi divulgada um dia após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, romper a trégua acordada com a Guiana e iniciar exercícios militares em resposta ao envio de um navio de guerra britânico à costa guianense.

O texto divulgado pelo Itamaraty pede que os dois países respeitem a declaração de Argyle, documento assinado por ambos no dia 14 de dezembro em um encontro que aconteceu no arquipélago de São Vicente e Granadinas que fixou o compromisso de não utilização da força.
Conforme o governo Lula ainda a declaração é um "um marco nos esforços para abordar pacificamente a questão, tendo em mente o espírito de integração que nos move como uma região de paz, cooperação e solidariedade". "Os dois países concordaram, ademais, em cooperar para evitar incidentes no terreno e medidas unilaterais que possam levar a uma escalada da situação", finaliza o texto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp