Política

Governo Lula pode tomar medida que afetaria influência do GSI e militares; confira

Ricardo Stuckert/PT
Proposta consta em relatório da equipe de transição do governo Lula (PT)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT

Publicado em 14/01/2023, às 19h44   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode tomar uma medida que afetaria o poderio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), assim como a influência dos militares. A proposta consta em um relatório da equipe de transição do petista.

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, o governo deve remover a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do guarda-chuva do GSI, onde há forte influência de militares.

A medida seria uma espécie de reação aos atos terroristas do último domingo (8). Mas, apesar de constar em relatório, a proposta sofre resistência de uma ala do governo que não quer desagradar as Forças Armadas.

Lula foi sondado sobre a ideia e demonstrou ser a favor. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também é favorável à medida, assim como os principais quadros do PT. Já o ministro do GSI, o general reformado Marco Edson Gonçalves Dias, é contra.

O governo estuda ainda se a mudança será acompanhada de outras. A presença de militares bolsonaristas no GSI e no Ministério da Defesa tem incomodado o presidente após o fatídico ato de seis dias atrás.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp