Política

Governo Lula toma decisão sobre novo ensino médio; confira

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Modelo desagrada estudantes e professores  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/04/2023, às 13h51


FacebookTwitterWhatsApp

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai suspender a implementação do novo ensino médio. A medida acontece após pressão de educadores e estudantes. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, uma portaria deve ser publicada nos próximos dias para interromper o prazo de implementação da política. O texto ainda deve suspender mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para ocorrer em 2024.

Inicialmente, a suspensão vai acontecer enquanto durar o prazo da consulta pública sobre o tema, que foi aberto em março e tem 90 dias de duração, podendo ser prorrogada por mais 30 dias para o Ministério da Educação (MEC) elaborar um relatório.

A suspensão do novo ensino médio conta coma a aprovação da ao presidente Lula. Para o Palácio do Planalto, o governo vem sofrendo com desgastes ao manter a reforma, sobretudo entre estudantes. No entanto, uma revogação total da reforma depende do Congresso, por ter ocorrido por lei.

O novo ensino médio foi aprovado em 2017 e prevê a organização da grade horária em duas partes. Segundo o projeto, 60% da carga horária é comum a todos os estudantes, com as disciplinas regulares. Os outros 40% seriam destinados às disciplinas optativas dentro de grandes áreas do conhecimento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp