Política
Publicado em 16/07/2024, às 13h02 Cadastrado por Daniel Serrano
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) deve autorizar que a montadora chinesa BYD herde os benefícios fiscais concedidos a Ford. fabricante de carros elétricos da China comprou a planta que pertencia à montadora dos Estados Unidos em Camaçari, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador. A informação é do site Poder360.
Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
De acordo com a publicação, esses benefícios fazem parte do regime automotivo para montadoras que instalam as suas plantas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. As montadoras ficam isentas do pagamento de impostos.
Inicialmente, estes benefícios estavam previstos para durar até o ano que vem. No entanto, o prazo foi ampliado até 2032 após a aprovação da PEC da reforma tributária. O Mdic produziu um parecer para que a BYD herde os incentivos dados para a Ford e enviou para a Receita Federal analisar. Caso seja aprovado, o documento segue para o Ministério da Fazenda.
“[A BYD] entrou com pedido de habilitação, que está em avaliação. Se uma montadora for criar uma fábrica, não pode porque o benefício foi concedido no passado. Hoje, só vale para os que já têm. Se a Stellantis [montadora da Fiat, Jeep e outras] fechar e vier uma empresa para comprar, também vai se beneficiar”, disse o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Mdic, Uallace Moreira.
A expectativa é de que os benefícios fiscais para a BYD devem chegar a R$ 5 bilhões por ano.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito