Política

Governo Lula vai publicar direito de resposta a postagem que exaltou ditadores

Ricardo Stuckert/PR
A postagem acontece como um direito de resposta a uma publicação feita em 2020, durante o governo Bolsonaro, que chamava militares que atuaram na ditadura militar de "heróis"  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 12/06/2023, às 13h13


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai publicar nesta segunda-feira (12) o direito de resposta a uma postagem feita nos perfis da pasta no dia 5 de maio de 2020, ainda na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que exaltava militares que atuaram na Ditadura Militar, os definindo como “heróis”.

A Secom disse que vai realizar a publicação "com satisfação" e como uma “reparação histórica”. A postagem acontece como um direito de resposta reivindicado por vítimas da ditadura militar e familiares, com uma ação na 8ª Vara Cível Federal de São Paulo contra a União.

A publicação feita pelo governo Bolsonaro ocorreu às 14h42 do dia 5 de maio de 2020. Na oportunidade, a então gestão chamava Sebastião Curió, o major Curió, entre outros militares, de "heróis" do Brasil.

O major Curió comandou a repressão da guerrilha do Araguaia, grupo contrário à ditadura militar que atuava na região de Tocantins, Pará e Maranhão, entre os anos 1960 e 1970. A ação do militar, que morreu no ano passado, foi marcada por prisão, tortura e execução de militantes.

“Além de desinformar sobre eventos históricos de amplo conhecimento e tratar como honroso o momento mais repulsivo da história recente do país, a postagem que motivou ação judicial, realizada na gestão de Jair Bolsonaro, tratava como ‘herói do Brasil’ o homem que ordenou a prisão, tortura e execução de cidadãos brasileiros. Não é herói. Nada justifica a tortura, a mais covarde das violências”, diz a Secom através de nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp