Política

Governo toma decisão sobre salários de servidores federais

Geraldo Magela / Agência Senado
A expectativa é de que o aumento salarial dos servidores federais seja concedido até abril deste ano  |   Bnews - Divulgação Geraldo Magela / Agência Senado

Publicado em 14/02/2023, às 07h16   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal deve finalizar nas próximas semanas os acordos pelo reajuste salarial dos servidores federais, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A expectativa é de que o aumento seja concedido até abril deste ano.

De acordo com a ministra, a previsão é de que seja oferecido 9%, a depender da decisão sobre o ajuste do auxílio-alimentação. “Os servidores merecem algum reajuste, mas dificilmente será para compensar toda essa perda”, disse Esther.

Mesmo com o aumento, o valor deve ficar abaixo do desejado pela categoria para compensar a defasagem registrada do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Início das negociações

O Executivo federal deu iniciou as negociações para a concessão dos reajustes salariais no final de janeiro. Desde então, são feitas reuniões entre ministros e representantes das categorias que serão beneficiadas.

Os salários estão congelados há seis anos. Durante a pandemia de Covid-19, uma lei manteve os vencimentos de 2020 e 2021, porém, havia categorias sem reajuste desde 2017.

Os recursos para o aumento dos servidores federais já estão aprovados na Lei Orçamentária de 2023 (LOA 23), não causando novos gastos, além dos já previstos para o governo federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp