Política

Guerra de Titãs: vaga no TCM pode opor Otto Alencar e o PT

Reprodução
A briga é para ver quem vai substituir Fernando Vita  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 23/11/2023, às 19h50


FacebookTwitterWhatsApp

A menos de um mês da aposentadoria do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fernando Vita, o meio política se articula para emplacar um nome em substituição de um dos últimos carlistas da corte.

De um lado, deputados da base do governo Jerônimo Rodrigues, do outro, forças ligadas ao senador Otto Alencar e o PSD. Correndo por fora, o ex-deputado federal Marcelo Nilo, que presidiu por dez anos a Assembleia Legislativa da Bahia.

Os governistas Paulo Rangel (PT), Rogério Andrade (MDB), Roberto Carlos (PV) e Fabrício Falcão (PCdoB) disponibilizaram os nomes para a vaga. De todos, o único que já acalantava o desejo de compor o TCM é Fabrício. Paulo, outrora, defendeu a extinção do tribunal.

Parlamentares se manifestaram no sentido de ocupar a vaga com um nome da Casa. O presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), se disse favorável a articulação, tocada pelo líder do governo, Rosemberg Pinto (PT).

Dos nomes postos, o comunista parece levar vantagem. A ele foi prometida a vaga quando Aline Peixoto, numa articulação do ex-governador Rui Costa, deu um bypass nele. À época, Fabricio ouviu que seria dele a vaga seguinte.

Entretanto, fontes já indicaram que o senador e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, estaria atuando nos bastidores para emplacar um nome do partido.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, e o ex-secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, hoje nomeado assessor do Ministério da Casa Civil, estão na lista de Otto.

Como pano de fundo, observa-se que Otto, que foi conselheiro do TCM, tenta emplacar nome na corte de contas para tentar balancear as forças no órgão, já que o PT leva vantagem nas indicações.

Já Marcelo Nilo tem feito périplo pela ALBA e gabinetes dos conselheiros do TCM e TCE. Dizem fontes que ele tem cobrado gratidão dos conselheiros que foram nomeados quando ele presidiu a Assembleia. Nilo estaria pedindo para que cada um deles convença deputados.

Veja que são os conselheiros

Francisco Neto - indicação de ACM

Plínio Carneiro - indicação de Otto Alencar

Nelson Pelegrino - indicação do PT

Aline Peixoto - indicação do PT

Ronaldo Santana - PT

Fernando Vita - ACM

Mario Negromonte - PT

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp