Política

Haddad demonstra preocupação com eleições na Argentina; entenda

Washington Costa / MPO
Entre os candidatos ao pleito no país vizinho está o representante da extrema direita Javier Milei, que já fez duras críticas ao presidente Lula  |   Bnews - Divulgação Washington Costa / MPO
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 19/10/2023, às 10h06


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que o governo brasileiro está preocupado com uma possível vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais na Argentina.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Milei vem recebendo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e já fez duras críticas ao atual chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quem classificou como “comunista raivoso” e “socialista com vocação totalitária”.

“É natural que eu esteja (preocupado). Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um. Porque em geral, nas relações internacionais, você não ideologiza a relação”, disse Haddad em entrevista à agência Reuters.

“Não se transpõe para as relações internacionais as questões internas. Mesmo quando você tem preferências, manifestas ou não”, disse Haddad.

“É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento?”, questionou o ministro

A eleição presidencial na Argentina acontece no próximo domingo (22). Além de Milei, também estão na disputa o atual ministro da Economia, Sergio Massa, e a candidata apoiada pelo ex-presidente Mauricio Macri, Patricia Bullrich. Caso nenhum dos candidatos atinja 45% dos votos válidos, ocorrera um segundo turno, agendado para o dia 19 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp