Política

"Inclusão digital de jovens de baixa renda é prioridade do governo", diz ministro das comunicações

Valter Campanato/Agência Brasil
Ministro das comunicações deu entrevista ao programa Brasil em Pauta  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 07/05/2023, às 15h01 - Atualizado às 15h05   Agência Brasil


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse que uma das prioridades do governo é levar inclusão digital aos brasileiros, ampliar a cobertura de internet na Região Norte e reforçar a distribuição de chips de celular com pacote de dados para permitir o acesso à internet a estudantes de baixa renda.
“Já temos hoje a maior parte da população do país, cerca de 90%, conectada de alguma forma, mas ainda temos 10% de brasileiros que precisam ser inseridos nesse mundo digital. Essa inclusão ainda não chegou para eles e é onde o papel do governo vai se impor nesse momento”, pontuou o ministro em entrevista ao programa Brasil em Pauta.
Ele disse que esses brasileiros moram em zonas rurais, regiões remotas, no Nordeste e Norte do país e na Amazônia, localidades que não despertam interesse dos agentes privados para a instalação de infraestrutura. Segundo Juscelino, o governo é quem deve viabilizar investimentos e infraestrutura para incluir essa parcela da população no mundo digital.
“Quando você leva essa conectividade para essas áreas, está levando uma série de coisas junto. Por exemplo, em muitas zonas rurais temos pequenos produtores que podem potencializar sua produção tendo acesso à conectividade e a inclusão digital, ao mesmo tempo que o jovem que acaba saindo de casa e indo para os grandes centros porque não tem comunicação pode ficar ali dando suporte para a família, leva os serviços do governo que grande parte são ofertados de forma digital”, detalhou.
O potencial transformador do 5G, internet de alta velocidade, foi destacado pelo ministro, que afirmou que recursos do leilão do 5G são destinados à inclusão digital e que essa tecnologia vai impulsionar o negócio de pequenos e grandes produtores e das indústrias.
“O grande salto que o país vai dar é quando estiver totalmente integrado com a tecnologia 5G no seu ápice. Essa tecnologia entrega uma velocidade cinco vezes maior, pode fazer uma grande diferença no agronegócio, em vários setores da economia e uma diferença real na vida das pessoas.”
Jovens
Em 2023, há uma previsão de que sejam distribuídos 700 mil chips de celular com pacote de dados para acesso à internet a estudantes de baixa renda por meio do Programa Internet Brasil, de acordo com o ministro das Comunicações.
Iniciativa conjunta dos ministérios das Comunicações e da Educação, o programa foi criado para levar conexão à internet e inclusão digital aos alunos da educação básica da rede pública de ensino, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp