Política

Indicado por Margareth Menezes para o comando da Fundação Palmares reage à nomeação; confira

Reprodução/Instagram @jjrolodum
João Jorge Rodrigues, presidente do Olodum, foi anunciado para a chefia da Fundação Palmares, nesta quinta-feira (22)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @jjrolodum

Publicado em 22/12/2022, às 17h59   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Indicado pela futura ministra da Cultura de Lula, Margareth Menezes, para o comando da Fundação Palmares, o presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues usou as redes sociais, nesta quinta-feira (22), para reagir à nomeação da cantora baiana.

"O convidado para a Fundação Palmares –que é uma conquista do povo afro-brasileiro e, como o presidente Lula falou, temos que ter esse compromisso– é João Jorge, para fazer um resgate da Fundação", afirmou Menezes no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), local escolhido como sede da transição, em Brasília (DF).

Ao lado de Márcio Tavares, historiador que será secretário-executivo da pasta, Menezes afirmou ainda que a instituição foi depredada por completo nos últimos anos. A artista também disse que sua primeira missão à frente da Cultura é devolver o status de ministério para a atual Secretaria Especial de Cultura.

A Fundação Palmares foi um dos principais ringues ideológicos do bolsonarismo nos últimos quatro anos. Sérgio Camargo, que dirigiu a instituição até março deste ano, protagonizou uma série de polêmicas à frente do principal órgão de valorização da preservação da cultura negra no país.

Ele chegou a excluir 27 nomes de uma lista de personalidades homenageadas pela fundação, fez uma série de ataques públicos a artistas e sugeriu mudar o nome da Palmares para Princesa Isabel.

No Instagram, no início da tarde de hoje, João Jorge Rodrigues foi sucinto ao agradecer a indicação de Margareth Menezes. Ele é filiado ao PSB e ligado à deputada federal e presidente do partido na Bahia, Lídice da Mata.

Com a saída de João Jorge, a diretoria deve se reunir para decidir como ocorrerá a transmissão do cargo. A discussão será feita pelos próximos 90 dias, quando o nome do novo presidente deve ser anunciado.

"Um filho de Xangô. Obrigado pela responsabilidade", escreveu o presidente do Olodum.

"Kabiecilê! Sucesso! Que a força de Xangô esteja contigo para ajudar a reconstruir o Brasil!", desejou Tâmara Azevedo, que foi candidata ao Senado pela Bahia nas eleições deste ano.

"Amigo é uma felicidade ter você nesse lugar, nesse honroso desafio, depois de tanto retrocesso. Um alívio sem fim e o desejo de uma grande jornada… Conte com todos nós!", comentou o comunicador e diretor artístico André Simões.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp