Política

Para onde vai Geraldo Júnior no governo Jerônimo, além da vice-governadoria?

Divulgação
Vice-governador eleito, Geraldo Júnior pode assumir uma pasta de extrema importância no Governo do Estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/12/2022, às 17h58   Eduardo Dias e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A pergunta que todo mundo quer ter a resposta é: para onde vai Geraldo Júnior (MDB) após assumir a vice-governadoria em 1º de janeiro de 2023? A expectativa nos bastidores, conforme apurado pelo BNews, é de que ele assuma uma das duas pastas: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) ou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Mas, tudo pode acontecer.

A ida de Geraldo, que renunciou ao mandato em 2023 na Câmara Municipal de Salvador (CMS), para poder assumir o posto de vice-governador eleito em 1º de janeiro, é cercada de incertezas. O próprio tem dito que vai aguardar a definição de suas funções por parte do governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT).  

Aliados do emedebista, como o presidente de honra do partido, Lúcio Vieira Lima, têm dito que a sigla não indicou o vice-governador eleito “para ele ser secretário, mas para ocupar o cargo para o qual foi eleito”.

A declaração de Lúcio condiz com o que Jerônimo também tem falado, quando questionado sobre o assunto. Ele, inclusive, falou em "resguardar" Geraldo e que ele pode “contribuir de alguma forma com algum papel”, mas sem dizer qual. No entanto, Geraldo tem planos traçados - e não faz questão de esconder de ninguém -, que é disputar e vencer as eleições para a Prefeitura de Salvador em  2024. 

Mas, para isso, é claro, é preciso “aparecer” muito mais que apenas à frente da vice-governadoria. Muito se fala nos bastidores dele assumir uma secretaria ligada às obras do Estado, como é o caso da Sedur, que chefia diretamente a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pelas principais obras na capital e no interior. 

À frente de uma pasta como a Sedur, Geraldo poderia "facilmente" pavimentar uma candidatura à Prefeitura de Salvador com a robustez de obras "Tamanho G” entregues pela Bahia. Outra saída, não menos importante, é a chefia da SDE, ligada diretamente ao empresariado baiano, que movimenta a economia do estado. Para 2024, contudo, o apoio do empresariado é algo que não deve ser descartado. 

Até então, Geraldo tem dito que vai realmente aguardar a definição de Jerônimo. Entre a última quinta-feira (15) e essa, foram 15 nomes anunciados para as secretarias, mas o nome do vice-governador ainda não consta na lista de chefes das pastas. Apesar disso, restam ainda outras 10 secretarias a serem anunciadas, entre elas, a SDE e a Sedur.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp