Política

Indígenas fazem cobrança a Lula e ministra pedindo ação imediata; saiba mais

Ricardo Stuckert / PT
Os Indígenas solicitam a demarcação de terras que dependem apenas de uma assinatura  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PT

Publicado em 14/02/2023, às 15h09   Cadastrado por Edvaldo Sales



Um manifesto elaborado pela Comissão Guarani Yvyrupa, que reúne comunidades indígenas Guarani de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pede ao governo federal uma medida urgente.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o manifesto solicita, de maneira imediata, a demarcação de terras que dependem apenas de uma assinatura. De acordo com a entidade, 12 terras situadas na região da Mata Atlântica já não apresentam pendências e estão prontas para serem demarcadas.

A Comissão afirma que, desse total, quatro delas necessitariam apenas de uma "canetada" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretando a sua homologação. Porém, as outras oito estariam aguardando uma portaria declaratória do Ministério dos Povos Indígenas.

No mesmo documento, o manifesto ainda solicita que o governo federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deem atenção a 16 terras cujos processos de demarcação se encontram em estágio avançado, mas aguardam providências técnicas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp