Política
Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta sexta-feira (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que é “o plano A, B e C” para as eleições presidenciais de 2026, descartando a ideia de escolher um substituto. A declaração foi feita dois dias após seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), se colocar como o “plano B” para a disputa.
“Enquanto eu não morrer, física e politicamente, sou eu mesmo. O plano A sou eu, o plano B sou eu também e o plano C sou eu. A não ser depois da minha morte física ou política, em definitivo, que eu vou pensar em um possível nome”, afirmou Bolsonaro, reafirmando sua disposição de continuar no centro da política nacional.
Apesar da declaração enfática, a possibilidade de uma candidatura de Bolsonaro em 2026 é considerada improvável. O ex-presidente está inelegível até 2030 devido a condenações por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A primeira condenação ocorreu em junho de 2023, após uma reunião com embaixadores, onde Bolsonaro fez ataques ao sistema eleitoral do país sem apresentar provas. Já em outubro, ele foi novamente condenado por abuso de poder político, por usar o feriado do Dia da Independência em 2022 para promover sua campanha.
Em entrevista recente ao Folha de S.Paulo, Eduardo Bolsonaro afirmou que não é pré-candidato à presidência, ressaltando: “O plano A é Bolsonaro, posso ser o plano B”.
Ver essa foto no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Cinema em casa
som poderoso
famoso copo
Super descontos