Política

“Influencer”, Janja ganha mais espaço no governo Lula para divulgar ações

Divulgação / OEI
Primeira-dama recebe ministros em lives e divulga ações da gestão do marido  |   Bnews - Divulgação Divulgação / OEI

Publicado em 09/07/2023, às 18h50   Cadastrado por Lula Bonfim



A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, tem assumido um papel de destaque na comunicação do governo de seu marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Atuando como uma influenciadora digital, a esposa do mandatário da República recebe ministros em lives e divulga as ações da gestão federal.

De acordo com o jornal O Globo, a atuação de Janja recebe apoio de uma assessora vinculada ao gabinete de Lula e seria voltada para um público que extrapola a “bolha” da esquerda, visando atingir sobretudo mulheres e jovens.

Após ser criticada por utilizar a estrutura da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em uma entrevista com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em março, ela tem feito as gravações do Palácio da Alvorada.

Além disso, as transmissões de Janja foram divulgadas apenas em suas redes. Na primeira vez, um perfil oficial da TV Brasil retransmitiu a conversa, gerando questionamentos da oposição.

O papel de protagonismo que a primeira-dama tenta assumir já gerou incômodo também entre integrantes do governo e aliados no Congresso. Janja costuma participar de reuniões de Lula com ministros e opinar em questões relativas às pastas. Ela chegou a discutir a criação de um cargo vinculado ao gabinete presidencial, mas o presidente da República foi aconselhado por aliados a abandonar a iniciativa.

Auxiliares de Lula, contudo, veem Janja como peça importante da estratégia de comunicação do governo.

“Janja tem uma sensibilidade grande para uma série de temas. E tem uma capacidade muito boa de perceber assuntos que estão na ordem do dia. Com isso, ela acaba ajudando muito a esclarecer sobre temas que estão sendo debatidos”, avaliou o ministro Paulo Pimenta, da Comunicação Social.

No Twitter, a primeira-dama é uma das figuras do governo com mais seguidores. Com 1,2 milhão, fica atrás apenas dos perfis de Lula, do vice, Geraldo Alckmin, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Fazenda, Fernando Haddad.

Já no Instagram, Janja é seguida pelo mesmo número de perfis de Haddad, 2,2 milhões, superando os demais integrantes do primeiro escalão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp