Política

Invasão? Lula recebe alerta da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência sobre movimentação nos EUA

Ricardo Stuckert/PR
Abin e PF alertam sobre riscos de interferência externa em áreas estratégicas da América Latina, incluindo Amazônia e tríplice fronteira  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

tiago@bnews.com.br

Publicado em 04/12/2025, às 09h52



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alertas da Polícia Federal (PF) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre movimentações recentes nos Estados Unidos que podem afetar a política regional na América Latina.

O avanço do crime organizado, fragilidade de instituições e a interferência de potências estrangeiras, que podem afetar a autonomia política de países da América Latina, foram apontadas no relatório “Desafios de Inteligência – Edição 2026”.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Segundo o documento, argumentos como combate ao narcotráfico ou proteção ambiental podem ser usados como pretexto para ações em áreas estratégicas, como a Amazônia e a tríplice fronteira.

Fontes da Abin informaram ao Palácio do Planalto que há preocupação com movimentações recentes dos Estados Unidos na região. A Polícia Federal compartilha a avaliação, citando interesses estratégicos e econômicos em ações externas.

O relatório também recomenda que os países da região reforcem a cooperação e a coordenação institucional para reduzir vulnerabilidades diante de ameaças externas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)