Política

Investigação contra Lira é arquivada após decisão da primeira turma do STF; saiba detalhes

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram pelo arquivamento da investigação  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Publicado em 06/06/2023, às 16h01   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A investigação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por suposta corrupção passiva, foi arquivada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (6).

André Mendonça, Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram pelo arquivamento.

Denúncia

A Primeira Turma tinha recebido, em 2019, denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidido transformar o parlamentar em réu. A defesa de Lira recorreu, e um pedido de vista do ministro Dias Toffoli suspendeu, em novembro de 2020, a análise do caso, mesmo com maioria formada para manter o recebimento da denúncia. Já em abril deste ano, a própria PGR recuou e desistiu da acusação.

Investigação

A investigação envolve a apreensão de R$ 106 mil em dinheiro com um assessor parlamentar em 2012 quando tentava embarcar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Brasília utilizando passagens custeadas pelo deputado federal. Ao ser preso, o assessor disse que o dinheiro pertencia a Lira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp