Política

Ipespe/Febraban: Lula tem leve melhora na aprovação de governo, mas vê rejeição também subir; veja números

Ricardo Stuckert/PR
Números da pesquisa Ipespe/Febraban foram divulgados nesta terça-feira (2)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 02/05/2023, às 19h50   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta terça-feira (2), revelou que 52% dos entrevistados aprovam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no atual mandato como presidente. 

O estudo foi contratado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em comparação com o último levantamento, divulgado no final de fevereiro, houve o aumento de 1% no tópico abordado.

Por sua vez, entre os que desaprovam a terceira gestão de Lula nestes pouco mais de quatro meses, 38% dos entrevistados responderam a questão. Na anterior, o índice estava em 36%. 

Além disso, outros 10% não souberam responder ao questionamento, contra 13% do levantamento de fevereiro deste ano.

A pesquisa do Ipespe/Febraban ouviu 2 mil pessoas entre os dias 14 e 19 de abril. O público-alvo era formado por pessoas de 18 anos e mais, de todas as cinco regiões do país, com cotas de sexo, idade e localidade, e controle de instrução e renda.

O nível de confiança é de 95,5%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Atenção maior

O levantamento do Ipespe também questionou quais áreas o governo federal deveria dar mais atenção neste ano. Dentre as opções apresentadas, a Saúde foi a mais citada como primeira resposta (25%) — assim como na pesquisa anterior –, seguida de Emprego e Renda (21%) e Educação (18%).

Inflação e Custo de Vida (10%) subiram uma posição entre as mais citadas em relação ao levantamento de fevereiro, agora em quarto lugar. Fome e pobreza, que foram apontadas como prioridade para 11% dos entrevistados em fevereiro, tiveram 8% de citações agora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp