Política

Irmã de Jerônimo Rodrigues entra na briga contra a Transalvador

Reginaldo Ipê/CMS
Marta Rodrigues, irmã de Jerônimo e vereadora pelo PT, diz que Prefeitura promove indústria de multas  |   Bnews - Divulgação Reginaldo Ipê/CMS

Publicado em 13/07/2022, às 17h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Salvador (CMS), a vereadora Marta Rodrigues (PT), afirmou que a Prefeitura da capital baiana, com a cobrança excessiva da punição de trânsito, promove uma verdadeira indústria de multas.

De acordo com a edil, o cenário fica ainda mais explícito quando a Transalvador, autarquia vinculada a gestão municipal, não explica o alto valor arrecadado e qual o destino dessa verba.

“São 35,2 milhões que não se sabe para onde vai, muito menos se a procedência é justa, quais radares. Além disso, há uma enorme dificuldade da população para recorrer a estas multas, um impedimento que desleal, uma burocracia e pouca gente consegue", disse Marta, nesta quarta-feira (12).

Ao mesmo tempo, de acordo com ela, não se vê intervenções práticas na cidade que tragam mobilidade, boa sinalização e mudanças eficientes na engenheira de tráfego.

"Da prefeitura o que temos é a obra superfaturada e obsoleta que é o BRT que não traz nenhum benefício prático para cidade, destruiu a paisagem e manteve os congestionamentos”, declarou.

Aumento

De janeiro a maio deste ano, conforme informações da Transalvador, foram 233.787 multas, totalizando R$ 35,2 milhões, o maior número dos últimos quatro anos.

Em 2020 foram 190.821 multas aplicadas, com total de arrecadação de R$ 20,6 milhões. Um aumento de 22,5%.

Diante dos dados, Marta Rodrigues teceu críticas ao comportamento implementado pela autarquia municipal desde a gestão do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).

“Para onde vai esse dinheiro? Desde o governo de ACM Neto que não há respeito à Lei da Transparência, num modelo de gestão autoritário que não dá satisfação sobre as contas públicas à população. Isso é grave, e é necessário que seja investigado e explicado”, cobrou.

Conforme a petista, outra coisa inexistente na cidade são as campanhas educacionais, que deveriam ocorrer com o valor arrecadado.

“O que vemos é a prefeitura gastando excessivamente com propaganda própria. Não adianta sair por aí multando excessivamente e, muitas vezes, em desconformidade com a lei, para encher caixa cuja verba ninguém sabe para onde vai. Essa situação já vem de anos e é evidente”, afirmou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp