Política

Ivana Bastos toma posse oficialmente como a 1ª mulher presidente da história da ALBA

Vaner Casaes/ALBA
Ivana Bastos, 1ª vice-presidente, assume a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia após decisão do STF sobre Adolfo Menezes.  |   Bnews - Divulgação Vaner Casaes/ALBA
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 11/02/2025, às 19h21 - Atualizado às 19h25



A deputada Ivana Bastos (PSD), 1ª vice-presidente eleita no último dia 3 de fevereiro, tomou posse na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na noite desta terça-feira (11).  Ela assume o cargo em razão do afastamento do presidente Adolfo Menezes, determinado em caráter liminar pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Saiba quem é Ivana Bastos, a primeira mulher a presidir a ALBA

A parlamentar chorou e prestou "solidariedade" ao "amigo" Adolfo Menezes, como frisou. Ela também relembrou dos pais, Fernando e Marília, falecidos em dezembro último.

"Quero ressaltar que esse afastamento está sub judice e, portanto, vamos aguardar com tranquilidade o rito processual.  No comando da ALBA, garanto que o nosso trabalho será pautado pelo respeito às instituições, à Constituição Estadual e aos interesses do povo baiano", ressaltou, em nota.

Ivana também reafirmou "compromisso com a transparência, o diálogo democrático e a continuidade dos trabalhos legislativos com serenidade e dedicação": "Durante este período, trabalharei em parceria com os meus pares para garantir a estabilidade institucional da ALBA, assegurando que as atividades parlamentares sigam com total eficiência. A gestão do presidente Adolfo sempre foi marcada pela excelência, pelo compromisso com o progresso do estado e pelo respeito às instituições democráticas, e buscarei dar continuidade a esse legado".

A deputada afirmou que irá aguardar também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá entre 21 e 28 de fevereiro, nas palavras dela, "respeitando o devido processo legal e os princípios democráticos que regem a nossa Constituição".

Ivana Bastos ressaltou que irá atuar com "independência" e ressaltou que faz história como a primeira mulher, em 190 anos, a presidir a ALBA.

"Minha trajetória política reflete anos de luta e dedicação em favor do povo baiano. Este momento representa não apenas uma conquista pessoal, mas um avanço para todas as mulheres que batalham diariamente por mais espaço e voz na política".

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp