Política

Janones acusa Nikolas Ferreira de apologia ao nazismo

Najara Araújo/Câmara dos Deputados/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O parlamentar prometeu ainda acionar a PGR contra o bolsonarista por conta da fala  |   Bnews - Divulgação Najara Araújo/Câmara dos Deputados/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 31/07/2023, às 13h44


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal André Janones (Avante-MG) utilizou as suas redes sociais para acusar o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de ter defendido e "relativizou" o holocausto e o nazismo. O parlamentar disse que vai acionar a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a fala do bolsonarista.  

“Estou na Itália, em missão oficial, onde cumpro agenda amanhã junto à embaixada do Brasil em Roma. Porém, diante das declarações recentes do Deputado Federal Nikolas Ferreira, onde o mesmo relativiza o holocausto e o nazismo, fiz uma pausa na agenda e me reuni hoje pela manhã com minha equipe jurídica, onde decidimos que iremos acionar a PGR e todas as instâncias do judiciário para que o mesmo responda por suas falas com o rigor da lei”, escreveu Janones em seu perfil no Twitter. 

“Qualquer apologia ao nazismo, ainda que disfarçada sob a manta do “direito de expressão”, deve ser punido com cassação de mandato, inelegibilidade e, a depender da gravidade do caso, com PRISÃO!”, acrescentou.

Em entrevista ao podcast “Irmãos Dias”, Nikolas Ferreira disse que a liberdade de expressão assegura aos comediantes a possibilidade de fazer piadas relacionadas ao holocausto e envolvendo pessoas negras. Segundo o parlamentar, a regulação de discursos que possam promover ódio contra grupos sociais deve ser uma responsabilidade compartilhada pela própria sociedade.

“A liberdade de expressão é uma discussão muito mais profunda do que as pessoas acreditam. Você tem um autor que relata que existem judeus que não são contrários a uma tese que foi feita por um estudioso que colocou o holocausto como se fosse mentiroso. Se for parar para pensar, o holocausto aconteceu, nós vamos deixar gente falar que o holocausto não aconteceu e ficar influenciando pessoas? A própria comunidade judaica deu a liberdade para esse cara falar isso, porque? Segundo ele, a liberdade de expressão é plena em uma sociedade que se autorregula, não é censurando as coisas, deixando que as coisas aconteçam e que as pessoas consigam analisar que aquilo é um absurdo”, inicia o parlamentar.

 “Nos EUA, por exemplo, tem o partido nazista, não tem relevância nenhuma. As pessoas vão olhar e falar: ‘isso é ridículo, não vou fazer parte daquilo’, mas tem também o outro lado: toda a liberdade tem o seu limite, você não tem uma liberdade de expressão para poder chegar dentro de um hospital e fazer uma piada com uma pessoa com síndrome de down, porque ali não é o ambiente e nem o local para isso”, acrescentou o bolsonarista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp