Política

Jean Wyllys quebra silêncio sobre volta ao Brasil após ameaças de morte; saiba data de retorno

Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real
Jean Wyllys renunciou a cadeira de deputado federal após ameaças de morte e foi morar no exterior  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@jeanwyllys_real

Publicado em 03/03/2023, às 07h55   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Ex-deputado federal, Jean Wyllys (PT) definiu está exilado fora do Brasil desde 2019, quando renunciou à sua cadeira no Congresso após receber uma série de ameaças de morte, abrindo espaço para a ascensão de David Miranda, hoje no PDT.

O baiano, vencedor do BBB em 2005, na quinta edição do programa, abriu o jogo sobre o exílio em entrevista para o jornal O Globo e definiu quando retorna ao país natal.

Um dos representantes mais incisivos da esquerda retorna ao país defendendo a urgência de se “desbolsonarizar” a política e a sociedade brasileiras.

“Ou nos restará puxar a cadeira, sentar e esperar a história se repetir. Sem responsabilização dos culpados não há reconciliação nem aprendizado para o futuro”, disse, da Espanha, onde vive.

Enquanto aguarda o reconhecimento, pelo governo petista, de medida cautelar de proteção à sua vida requerida pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, Wyllys trata de política na plataforma Open Democracy, se dedica às artes plásticas, prepara livro com a antropóloga australiana Julie Wark.

"Sei que quero voltar e vou voltar", disse, garantindo que o retorno acontece ainda em 2023. Ele declarou que planeja contribuir com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp