Política

Jerônimo culpa Bolsonaro pela volta do Brasil ao mapa da fome: "presidente desastrado"

Joilson César/ BNews
Jerônimo Rodrigues fez duras crtícias a condução do governo passado com o meio ambiente  |   Bnews - Divulgação Joilson César/ BNews

Publicado em 01/06/2023, às 11h21   Daniel Serrano / Osvaldo Barreto



O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve, nesta quinta-feira (01), no lançamento do programa de transição energética que prevê proteção e recuperação do patrimônio natural da Bahia. Com o nome de Bahia + Verde, o programa que vai inserir o estado baiano na economia global através da sustentabilidade.

No evento, Jerônimo destacou que a Bahia precisa estar inserida no processo de responsabilidade do futuro do meio ambiente. 

"O meio ambiente nos chama para pensar ações concretas. Nós fomos criados com a cultura de povo colonizado, que não podia pensar o seu futuro e nós precisamos de diversas décadas para mudar. Uma cultura que sempre desprezou o meio ambiente, as comunidades originárias e nos colocou em um encruzilhada: pensar o meio ambiente para o investimento, pensar o meio ambiente para o conforto de muito em detrimentos de milhões. Agora, não podemos abrir mão de renovar o pacto.", ponderou o governador.

Jerônimo Rodrigues também criticou a gestão do governo Bolsonaro (PL) e afirmou que a gestão passada não tinha preocupação com a pasta e o tema. 

"Abrir a porteira foi o termo que ficou marcado nos últimos quatro anos, chamando os sistemas estaduais e municipais a escancarar as fiscalizações. Mas, o Brasil voltou com o sentimento de responsabilidade com o presidente Lula e a ministra Marina. Queremos uma Bahia mais verdade, um Brasil mais verde. Nós teremos a nossa população marcada por pensar a longo prazo", avaliou Jerônimo. 

O governador da Bahia foi além e classificou a gestão de Bolsonaro como "desastrosa" e responsável por colocar o Brasil novamente no mapa da fome. 

"Quando o ele só volta quando tem uma guerra ou quando tem algum distúrbio natural. Podemos dizer que no Brasil houve um terremoto político, de um presidente desastrado que trouxe o Brasil de volta a um mapa que não nos interessa. Nós faremos agora nesse momento, junto com o presidente lula, junto com todo seu ministérios, junto com os empresários, agricultores uma atuação de responsabilidade com o meio ambiente, na próxima semana teremos uma reunião para definir o papel da Bahia na Cop 28", disse o governador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp