Política

Jerônimo detalha homenagem e projetos para blocos afro; confira

Paulo M Azevedo / BNews
O governador se reuniu nesta terça-feira (9) com representantes de blocos afro em Salvador  |   Bnews - Divulgação Paulo M Azevedo / BNews

Publicado em 09/01/2024, às 20h52 - Atualizado às 21h10   Alex Torres e Davi Lemos


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (9), destacou as homenagens que serão feitas para marcar os 50 anos de história dos blocos afro no Carnaval. O petista também anunciou que, após os festejos, haverá novas reuniões que terão como foco o desenvolvimento de iniciativas e até alteração de legislações vigentes que alterem a maneira de ajudar a manutenção das entidades durante o ano inteiro e não somente durante o Carnaval.

"Esse ano, a Sepromi, a Secult, o Tutismo, as equipes de secretarias preparam uma proposta para a gente fazer homenagens a meio século de vida de história dos blocos afro. Não é só na Bahia, é no Brasil e no mundo, por que não dizer. Gostaríamos que essa proposta pudesse ser avaliada, discutida e criticada pelos blocos afro, e a reunião foi para isso: chamamos para que eles pudessem apreciar essa possibilidade de permitir, [pois] homenagem às vezes a gente não pede permissão; a gente quer fazer algo que não é só durante o Carnaval", declarou Jerônimo Rodrigues.

Ele destacou que foram definidas ações para os festejos deste ano, mas também deliberações para os próximos três ou quatro anos. "Vamos rever políticas, vamos rever leis, rever orçamentos: a intenção nossa é, dentro do possível, do orçamento nosso, a gente poder valorizar os projetos sociais que os blocos desenvolvem, projetos educativos, projetos comunitários [...] muitas pessoas que não conhecem acham que blocos afro, depois que fecha ali o Carnaval, eles fecham a porta e só voltam no ano que vem. Não. Têm projetos sociais, culturais e educativos que eles desenvolvem o ano inteiro e que têm custo de energia, de água, de pessoal, de material", destacou o governador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp