Política

Fenagro: Jerônimo Rodrigues responde sobre possível demissão de Tum

Domingos Júnior / BNews
Governador também descartou hipótese de demissão do secretário da Agricultura, Tum  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior / BNews

Publicado em 26/10/2023, às 20h58 - Atualizado às 21h00   Douglas Santana e Davi Lemos


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), em conversa com a imprensa nesta quinta-feira (26), se esquivou da responsabilidade pela não realização da Fenagro no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador e ressaltou que é o setor que deve se responsabilizar pela realização da feira. O petista também descartou a possibilidade de demissão do secretário estadual da Agricultura, Tum, após o desgaste pela não realização da Feira por alegada "falta de tempo".

"Sou um governador que tem origem nos movimentos sociais, mas respeito e sei da importância do agro, de uma feira agropecuária. Dialoguei com o secretário Tum, no meu gabinete: a exposição não é uma realização do Estado; o Estado é um parceiro. No que diz respeito à agricultura familiar, o Estado tem um papel de poder bancar com orçamento, com alguma ajuda a mais, mas no caso do Parque de Exposições, daquela feira, é uma atividade realizada pelos seguimentos do agro", declarou Jerônimo, nesta quinta-feira (26).

O governador disse que está tratando do assunto com o setor agro e que uma data para a realização da Fenagro pode ser definida.

"Estamos tratando e a gente vai reverter [a situação] e vamos ver se quem realiza da fato a feira está disposto a dividir conosco essa responsabilidade. O que nós queremos é fortalecer o agro: no último prazo agora, quem está puxando realmente o PIB do estado brasileiro é o agro e não dá para a gente abrir mão de uma feira tão famosa. Vamos tratar, vamos dialogar sobre isso e ajustar o que for preciso", disse Jerônimo.

O petista ainda comentou que é possível que, nesta sexta-feira (27), as associações do agronegócio apresentem propostas para que a Fenagro ocorra. "Não vamos fazer guerra e batalha em cima de um tema tão importante. Já valeu aí um chamado de que nós entendemos a importância do Parque de Exposições, que não é só um local para realização de eventos, de cultura - é também [...] mas quem resolve a data não é a gente. É o movimento organizado", comentou.

Jerônimo também disse que não há motivação para a demissão de Tum. "Essa coisa não é motivo de discutir reforma, não. O governo está bem estabilizado. As motivações que nós temos na relação com os secretários não é relação particular, é relação de partido. Vamos correr com o secretário Tum, que é quem está correndo com a gente no oeste, no Extremo Sul", disse Jerônimo. O petista que reformas no secretariado só estão previstas para aqueles que forem disputar cargos eletivos em 2024.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp