Política

VÍDEO: Jerônimo Rodrigues embarca para missão oficial na Europa

Eudes Benício/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues embarcou, no último sábado, para uma missão oficial na Europa  |   Bnews - Divulgação Eudes Benício/GOVBA

Publicado em 12/05/2024, às 08h45 - Atualizado às 08h45   Rebeca Silva



O governador Jerônimo Rodrigues embarcou, no último sábado (11), para uma agenda oficial na Europa, onde, acompanhado de outros governadores, percorrerão as metrópoles de Roterdã, Bruxelas e Berlim. O objetivo da missão oficial é discutir questões ambientais e climáticas para o desenvolvimento da região.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

“Vamos participar do maior evento de energias renováveis do mundo, mas também estamos levando projetos para que a gente possa apresentar à Europa e ao mundo o potencial que nós, do Nordeste, e em especial da Bahia, temos pra atrair investimentos das indústrias e das empresas produtoras de energias renováveis”, disse o governador.

De acordo com Jerônimo, a viagem vem acontecendo desde 2023 com o objetivo de ampliar os investimentos em energia renovável no Brasil - projeto que conta com o apoio do Governo Federal para mitigação das mudanças climáticas.

“O presidente Lula reabre o processo de construção dessas linhas que transmitem energia para todo o país. Então, isso nos permitiu a possibilidade de negociar com as empresas internacionais para que possam se instalar em nossos estados e assim produzir energia eólica, energia solar, hidrogênio verde, e a gente fortalecer nosso potencial de produzir energia”, destacou.

Os governadores assinaram em setembro de 2023 uma acordo com o Banco Mundial para avanço na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V) com o objetivo de criar cadeias de valor e um polo de hidrogênio, consolidando a região Nordeste como centro de economia sustentável no país.

Em novembro de 2023, o consórcio apresentou à  ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, uma proposta para criação da Caatinga, que destinaria recursos para a preservação do bioma. Foi concluído que o fundo seria avaliado com o Banco Nacional de  Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em fevereiro deste ano, o Consórcio assinou documento intitulado como "Carta de Natal", reafirmando o compromisso em atuar para mitigar os efeitos provocados pela mudança climática.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp