Política
Publicado em 12/10/2026, às 11h29 Lucas Pacheco e Tiago Di Araujo
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou que o Subúrbio Ferroviário recebe o maior investimento em urbanização entre os bairros de Salvador. A declaração foi feita durante uma visita à região nesta segunda-feira (12), quando o gestor acompanhou as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e participou de uma programação em comemoração ao Dia das Crianças e a Nossa Senhora Aparecida.
Ao falar sobre as intervenções, Jerônimo ressaltou que o projeto vai além da implantação do sistema de transporte e inclui equipamentos de lazer, melhorias urbanas e estruturas voltadas à atividade econômica. Segundo ele, o objetivo é ampliar as opções de convivência para os moradores e valorizar os atrativos da região.
“O meu compromisso não foi um compromisso eleitoral, não foi. Foi um compromisso que eu tenho com Salvador. Esta obra aqui, no Subúrbio, é a maior obra de investimento na urbanização em qualquer bairro de Salvador. Nenhum bairro, nenhum, recebeu os cuidados e os investimentos que o Subúrbio está tendo, que a Cidade Baixa está tendo”, declarou.
Durante a agenda, Jerônimo contou que fez questão de retornar à região em um feriado para acompanhar de perto o andamento das obras. A visita também incluiu uma viagem de VLT para observar as intervenções e verificar as condições dos espaços públicos.
O governador destacou a movimentação na praia e relatou ter ouvido de um morador que o local passou a receber mais visitantes após as mudanças. Para ele, a recuperação da área pode ampliar as oportunidades de lazer e de geração de renda para a população.
“Só tinha vergonha, um pulando para outras, e nós vamos ainda melhorar cada vez mais as condições de praia”, afirmou, ao mencionar a transformação do espaço.
Jerônimo também reconheceu a necessidade de melhorar a infraestrutura para receber o público. Durante a visita, ele citou a ausência de banheiros na região de Aracati e defendeu que os investimentos sejam acompanhados de condições adequadas para moradores, comerciantes e visitantes.
“Eu sei que a praia é uma responsabilidade da Prefeitura. Mas uma vez que fizemos um investimento desse, temos que cuidar para que as pessoas possam ganhar dinheiro na sua comercialização”, disse.
O governador acrescentou que pretende fortalecer o potencial turístico e gastronômico do Subúrbio, com valorização das comidas típicas e da culinária local.
Jerônimo também enfatizou que o VLT é apenas uma parte do conjunto de intervenções planejadas para a região. Segundo ele, o sistema deve proporcionar mais conforto, segurança e redução do tempo de deslocamento para quem utiliza o transporte público.
“Normalmente, as pessoas ouvem falar do VLT, VLT, VLT e procuram o trem, o que está correto. O trem vai resolver a mobilidade de muita gente aqui: ter conforto, ter segurança, ter ganho de tempo”, afirmou.
Na avaliação do governador, a economia de tempo poderá permitir que os passageiros tenham mais disponibilidade para descansar, trabalhar e cuidar de outras atividades da vida cotidiana.
Além da mobilidade, ele citou a implantação de um parque à margem da praia, quadras de areia, campo de futebol society e pista de skate. O projeto também prevê um mercado gastronômico e um armazém destinado à comercialização de comidas típicas da região.
Jerônimo mencionou ainda uma unidade de beneficiamento de pescado instalada nas proximidades da cabeceira da ponte de São João, destacando a variedade de intervenções associadas ao projeto.
Outro ponto abordado pelo governador foi a estrutura prevista para reunir restaurantes, bares e comerciantes da região. A proposta, segundo ele, é criar um espaço que ajude a impulsionar a economia local sem apagar a identidade dos estabelecimentos tradicionais.
Jerônimo citou o restaurante Boca de Galinha ao falar sobre a possibilidade de ocupar um ponto especial no novo espaço. Ele ressaltou, porém, que a intenção não é retirar o estabelecimento de seu local histórico, mas ampliar as possibilidades de comercialização na região.
O governador também afirmou que espera acelerar as intervenções na praia conhecida como Baba da Lua, onde há trabalhos em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). De acordo com ele, a existência de uma tubulação no local exige mudanças antes da conclusão dos serviços.
“Já passei ali hoje, tentei pedir aqui para a Casa Civil e a CTB para ver se a gente consegue acelerar a obra”, relatou.
Ao comentar as próximas etapas, Jerônimo disse esperar que o armazém gastronômico possa começar a comercializar produtos em breve. A proposta é reunir a culinária baiana e os negócios locais em um espaço integrado às melhorias urbanas do Subúrbio.
Classificação Indicativa: Livre
Super desconto
som poderoso
Cozinha Saudável
Top dos Tops
Despencou o preço