Política
por Redação BNews com informações de Rebeca Santos
Publicado em 10/06/2026, às 11h31
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reagiu nesta quarta-feira (10), em entrevista ao BNews, às declarações do senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), e fez críticas diretas ao bolsonarismo, ao mesmo tempo em que desafiou o parlamentar a apresentar resultados concretos do governo do ex-presidente no estado.
O pré-candidato e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro marcou presença na Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Na ocasião, ele disse que o estado estaria há quase 20 anos sob governos de esquerda e prometeu “libertar cada baiano” de áreas dominadas por facções.
Questionado sobre a fala do senador, o governador foi direto: “Olha, Deus nos livre, a Bahia e o Brasil, de um resgate pelo bolsonarismo. A Bahia e o Brasil viveram momentos difíceis de falta de investimento”, disse o governador.
“Diga cinco coisas”, desafia governador
O governador também cobrou que Flávio Bolsonaro apresente ações práticas do governo do pai durante o período em que esteve à frente do país.
“Ele podia ontem ter relatado o que foi que o pai dele fez pela Bahia durante os quatro anos. Ele podia ter relatado ontem o que foi que o pai dele, o bolsonarismo, fez pelo Oeste em quatro anos como presidente.”
E reforçou o desafio: “Então é um bom debate. Nós não vamos fugir disso, mas eu espero que ele pudesse ter levantado uma lista. É ali umas quatro coisinhas, não precisa ser muita coisa não. Diga aí, o que é... diga umas cinco coisinhas que o governo Bolsonaro fez pela Bahia, cinco, que estaria feito o meu debate.”
Comparação com pandemia e gestão federal
Ao ampliar as críticas, Jerônimo citou a condução da saúde durante a pandemia como ponto de comparação. “Ele podia ter falado o que é que o pai dele fez pela saúde durante a pandemia. Aí dá pra gente debater e comparar.”
Defesa de Lula e obras na Bahia
O chefe do Executivo estadual também destacou confiança na atual gestão federal e listou investimentos em andamento.
“Portanto, nós estamos muito seguros do papel do presidente Lula, estamos muito seguros do que nós estamos fazendo na Bahia, seja como prefeitos e prefeitas, seja como vereadores, deputados, senadores, com o governo do estado.”
Na sequência, mencionou obras de infraestrutura: “O que o Lula faz com investimento, de duplicação da 242 do Oeste, da Fiol, que é uma ferrovia que vai ligar o Oeste ao sul da Bahia, ao centro-oeste e ao norte.”
“Deus nos livre”: após ser questionado pelo BNews, Jerônimo rebate Flávio Bolsonaro, critica bolsonarismo e desafia senador a mostrar o que o governo do pai fez pela Bahia. Flávio havia prometido “libertar” o estado da esquerda. pic.twitter.com/VN7EadStmR
— bnewsvideos (@bnewsvideos) June 10, 2026
Hospitais, aeroportos e programa para o agro
O governador ainda citou entregas e projetos no interior do estado. “O que estão fazendo lá de hospitais, o hospital do Oeste em Barreiras, o aeroporto de Barreiras, o hospital de Luís Eduardo, o aeroporto de Luís Eduardo, tudo isso, entregamos estradas anteontem lá, dentro da área rural, para o agro.”
Ele também destacou o ProDeAgro: “Nós temos um programa chamado ProDeAgro. O governo do estado abre mão de receita e, junto com o setor produtivo, a gente constrói, a gente faz estradas para zona rural, para levar insumo, para trazer produção.”
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Bom e Barato
Qualidade JBL
Som perfeito
Smartwatch top