Política

Jerônimo Rodrigues abre o jogo sobre possível aliança entre PT e União Brasil na Bahia

Manu Dias / GOVBA
No âmbito nacional, o União Brasil faturou três ministérios dentro do governo petista  |   Bnews - Divulgação Manu Dias / GOVBA
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 05/01/2023, às 11h30


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), abriu o jogo sobre a proximidade entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o União Brasil (UB), na esfera nacional, e a possibilidade desta ação ser repetida no âmbito estadual. 

“Nós entendemos que os estados têm sua autonomia política e dentro da relação partidária o PT nacional sabe que nosso opositor aqui na Bahia é o União Brasil e nós o derrotamos duas vezes. Se esse movimento que o Lula está fazendo é para garantir as mudanças necessárias para o Brasil, não temos problema de entender os movimentos do Lula”, disse o governador.

Jerônimo ainda alfinetou o partido e rechaçou a possibilidade de selar uma aliança com a sigla do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. “É claro que aqui na Bahia nós temos dificuldades do relacionamento por conta da forma como o União Brasil tratou tanto no âmbito da política, de projeto, de concepção de sociedade, de tamanho de estado, de prioridade. Então há uma diferença aqui na Bahia. Do modelo que o União Brasil governa e estabelece suas regras, até mesmo na respeitabilidade das pessoas na política. Há desrespeito inclusive no trato na política”, disse.

No âmbito nacional, o partido, de oposição a Lula, faturou três ministérios dentro do governo petista, mas o presidente da sigla, Luciano Bivar, disse que a ocupação ministerial não significa apoio dentro do Congresso.

O União Brasil terá a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados, e ficou com as pastas das Comunicações, Integração e Desenvolvimento Regional e Turismo. Apesar da declaração de Bivar, o partido deu a primeira demonstração de apoio a Lula quando votou em peso pela aprovação da PEC da Gastança.  

Já na campanha eleitoral desde ano, Jerônimo Rodrigues teve o candidato do União Brasil, ACM Neto, como principal adversário na disputa pelo Palácio de Ondina. Apesar do antagonista, o petista ressaltou que vai governar com respeito à oposição.

“Chegamos em uma maturidade de respeito à oposição. Já anunciei que manterei o diálogo necessário para que os projetos de interesse da Bahia acontecem. Sobre o movimento que Lula está fazendo nacionalmente nós vamos respeitar e ajudar”, garantiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp