Política
Publicado em 25/03/2025, às 11h35 - Atualizado às 11h35 Rebeca Santos e Daniel Serrano
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) atualizou nesta terça-feira (25) como estão as negociações para pôr um fim no conflito que acontece entre indígenas e movimentos sem-terra com representantes do agronegócio do Extremo Sul da Bahia.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!
Em entrevista coletiva, Jerônimo Rodrigues disse que a inteligência segue atuando no local. O governador lembrou ainda da visita dos secretários Marcelo Werner [Segurança Pública] e Adolpho Loyola [Relações Institucionais] para mediar as conversas entre o movimento indígena e sem-terra com os produtores.
“A inteligência está trabalhando para ver se realmente não é o uso de pessoas indígenas de forma inadequada. Já tivemos lá a presença do meu secretário de Segurança, [Marcelo] Werner acompanhado do meu secretário de política, Adolfo Loyola. Fizemos uma reunião com os proprietários, com o agro, e nós não podíamos naquele momento botar juntos indígenas ou movimentos sem-terra com o agro para não criar um ambiente de acirramento. Nós fizemos o convite para que essa semana o movimento indígena e sem-terra pudesse também ser recebido aqui para a gente poder tratar. É isso que tá posto”, disse.
“Eu espero que essa semana a gente possa novamente dar continuidade às negociações para que a gente possa a investigação descobrir quem está por trás disso. Porque nós temos tido uma maturidade muito grande do agronegócio, com o movimento sem-terra, com o movimento indígena, para a gente poder sentar na mesa e ver”, emendou.
“Tem um momento de regularização fundiária que é de responsabilidade do Governo Federal. Temos cobrado bastante do Ministério da Justiça. Espero que a gente possa chegar a uma agenda de comportamento maduro, sabendo que existem interesses e tensões. Mas na nossa ação nós não abrimos mão do lugar da segurança pública que está atuando no Extremo Sul da Bahia”, concluiu o governador.
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Cinema em casa
Smartwatch top
iPhone muito barato
Motorola barato